A sessão extraordinária do Comité Central da Frelimo, retomou na manhã deste sábado com os membros do órgão a impor a inclusão de mais nomes, mas Filipe Nyusi e Roque Silva recusaram. Fontes do Evidencias garantem que tal decisão não foi levada ao escrutínio da Comissão Política, pelo que não reflete a vontade da colectividade. Por essa razão, os nomes propostos pelo Comité Central, nomeadamente Aires Ali e Basílio Monteiro, não foram ainda homologados, pois nem a lista da CP foi aprovada.
Até o princípio da tarde, o braço do ferro continuava e a “Comissão Política” – frise dividida – recusava adicionar mais nomes, enquanto que o Comité Central, que é estatuariamente órgão superior, por ser o mais importante no espaço entre os congressos, recusa validar a lista proposta, que ainda precisa ser votada.
No recinto, o ambiente está tenso, com forte presença de oficiais das Forças de Defesa e Segurança à paisana e disfarçado, o que sugere intimidação aos presentes.
A nível do CC, os sinais de rejeição da lista proposta pela Comissão Política são evidentes e com quase ninguém a dar a cara em defesa da mesma. Na sessão desta sexta-feira, apenas Alberto Valoi, deputado do círculo eleitoral de Gaza interveio a favor da lista, quando nomes como Chrispen Matches, Mety Gôndola, Teodoro Waty, Manuel Formiga, destacaram a necessidade de incluir mais nomes. Com último a questionar porque “ele (Roque Silva) tem direito de se querer”
Facebook Comments