Já totalmente abandonado pelo Comitê Central, o presidente da Frelimo, Filipe Nyusi está em modo desespero e tenta a todo custo impor Roque Silva ou qualquer outro candidato da sua confiança, pretensão que tem estado a ter uma forte oposição dentro do órgão mais importante entre os congressos.
Toda esta estratégia montada por Nyusi visa evitar que o Comitê Central tenha a prorrogativa de indicar seus nomes, para evitar a todo custo que José Pacheco e Basílio Monteiro, apontado como sendo da ala Guebuza possam chegar ao poder.
O principal medo de Filipe Nyusi é do seu sucessor ser alguém que lhe possa perseguir a si e aos seus filhos depois de abandonar o poder tal como ele fez com Armando Guebuza, por isso que desde sexta-feira não está permitir que seja um outro grupo fora da sua esfera de influência a indicar qualquer que seja o nome.
Ontem após ameaça de moção aceitou incluir mais dois nomes e o Comitê Central sugeriu cinco nomes, nomeadamente Basílio Monteiro, Eduardo Mulémbwè, José Pacheco, Luísa Diogo e Samora Machel Junior, mas, estranhamente a Comissão Política hoje apresentou o que agora ficou conhecido por “bonecos”.
Facebook Comments