A vencedora do campeonato moçambicano de Poesia Falada – Moz Slam, 5° edição 2023, mais uma vez, honrou as cores da bandeira nacional além fronteiras. Neide Sigaúque, poetisa e activista social, com o seu poema de “Outro Lado da Corrupção” conseguiu qualificou-se para a semi-final do Campeonato Mundial de Poesia falada no Grand Poetry Slam, na França, Paris, que decorre desde o passado dia 06 até 12 de Maio corrente.
A novidade foi avançada pela poetisa através das suas redes sociais: “Estamos na semi-final da copa do mundo. Ontem decorreu a primeira e segunda fase de grupos de campeonato mundial de poesia na França. Graças a Deus Moçambique passa para a semi-final da copa do mundo de poesia falada (Paris-França)”, expressou emocionadamente no Facebook.
Em “Outro lado da Corrupção” Neide Sigaúque, explora a realidade africana sobretudo moçambicana no concernente a corrupção em vários ciclos sociais em detrimento do bem comum e desenvolvimento da nação.
Sigaúque, não toma partidos nem grupos de pertença em sua poesia, culpabilizando e responsabilizando a todos desde polícias, professores, médicos, chapeiros sobretudo aos “governantes corruptos e inteligentes” e outros agentes. Em suma a corrupção é na visão da poetisa, um mal que se instala diariamente em qualquer acção humana em diferentes campos sociais e institucionais.
Para além de gloriar-se para semi-final, em Paris, vale salientar que a poetisa moçambicana, sagrou-se campeã “Slam da Guilhermina” na 240° edição, em Brasil (2021). (Elisio Nuvunga)
Facebook Comments