Rasaque só vai retirar vendedores informais dos passeios depois de criar condições

DESTAQUE SOCIEDADE

O Edil de Maputo, Rasaque Manhique, revelou que pretende retirar os vendedores informais das bermas das estradas e dos passeios. Contudo, garantiu que só vai avançar com esse plano depois de criar condições para a permanência dos mesmos nos diversos mercados da capital do país.

Texto: Esneta Marrove

Em 2022, o regressado Eneas Comiche avançou com um plano de retirar os vendedores informais dos passeis nas diversas artérias da Cidade de Maputo, justificando que a actividade dos mesmos tirava estética a capital moçambicana.

No entanto, o plano de Comiche foi “sou de pouca dura”, uma vez os vendedores informais voltaram a tomar conta dos passeios por falta de condições nos mercados chancelados pela edilidade.

Diz o adagio popular que “os homens passam e as instituições ficam”. Pois é, Eneas Comiche não teve possiblidade de renovar o mandato e para o seu lugar o partido escolheu Rasaque Manhique que, posteriormente, foi eleito nas VII Eleições Autárquicas.

Manhique herdou o problema da proliferação dos vendedores informais na capital moçambicana. O novo edil pretende reorganizar o comercio informal, mas garante que só vai retirar os vendedores dos passeios depois de criar condições.

”Neste momento não vamos tirar as pessoas sem criarmos condições, porque são mães e chefes de família que estão na rua a desenvolver o comércio informal”, declarou.

Prosseguindo, Manhique, que falava durante o lançamento da campanha de limpeza ao nível da Cidade de Maputo, uma iniciativa apoiada pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), apelou aos munícipes que se dedicam ao comércio informal para evitar imundice durante as suas actividades e consequente transmissão de doenças.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *