Site icon

Presidente da República lança PROMEZA, um projecto da HCB e da Agência do Zambeze

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, na quinta-feira, 23 de Maio, em Chitima, uma iniciativa proposta pela HCB, em colaboração com a Agência Zambeze, para a introdução do projecto “Produção Agro-alimentar Orientada para o Mercado do Vale do Zambeze”, avaliado em 450 milhões de meticais, cujo impacto sócio-económico poderá ser significativo para as comunidades produtoras dos distritos abrangidos nas províncias de Tete, Manica e Gaza (esta última ainda em fase de avaliação).

No discurso de ocasião, o Presidente Filipe Nyusi disse que o programa “Produção Orientada para o Mercado no Vale do Zambeze”, PROMEZA, constitui um reforço e extensão dos programas do Governo, pois propiciam a edificação de cadeias de valor.

Afirmou ainda que o Governo pretende promover a ligação entre a produção, transformação e mercados e a consequente geração de renda dos participantes destas transacções económicas, tendo, deste modo, incentivado a população a produzir mais, de modo a aumentar a comercialização dos produtos agrícolas na região e em Moçambique.

Por sua vez, Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB, disse que a iniciativa visa preparar as comunidades para o abastecimento dos mercados locais, face ao surgimento de projectos estruturantes ligados à indústria energética e à exploração de carvão, que consequentemente irão aumentar a procura de produtos agrícolas para consumo.

 “É nossa firme convicção de que o investimento em iniciativas relacionadas com actividades como a agricultura, contribuirá para melhorar a vida da população e também servirá para impulsionar a economia da região”, afirmou.

Um dado a destacar é que para a HCB este projecto servirá também para reforçar o vínculo entre a empresa e as comunidades instaladas nas áreas adjacentes ao sistema de produção de electricidade, numa extensão de mais de 1000 quilómetros.

Exit mobile version