Zandamela defende melhoria de inclusão financeira para impulsionar comércio intra-africano

DESTAQUE ECONOMIA

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, defendeu, na segunda-feira, 03 de Junho, a melhoria de inclusão financeira com vista a impulsionar o comércio intra-africano.

Foi à margem da abertura do seminário Continental da Associação dos Bancos Centrais Africanos que decorre “Desenvolvimento de Sistemas de Pagamento para a Promoção da Inclusão Financeira e do Comércio Intra-Africano: Desafios e Oportunidades” que Rogério Zandamela lançou o repto para melhorar o comércio no continente africano.

“Para impulsionar o comércio intra-africano e continuar a melhorar a inclusão financeira em África, precisamos de um sistema de pagamentos eficiente e seguro”, afirmou Zandamela.

Ainda na sua intervenção, o Governador do Banco Central destacou os progressos que derivam da implementação de três plataformas de pagamento e liquidação na região Austral, tendo ainda destacado as reformas introduzidas para mitigar o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.

“No entanto, para além de criar várias plataformas de pagamento, África precisa de integração e interoperabilidade entre os vários sistemas para que atendam aos nossos propósitos. Para o efeito, temos de continuar a trabalhar em prol da harmonização dos quadros regulamentares e de supervisão e continuar a acompanhar e mitigar os diferentes riscos, nomeadamente a cibersegurança, o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo”, referiu.

Nas entrelinhas, Zandamela revelou que, apesar do potencial inexplorado de 43% nas exportações, o comércio intra-africano cresceu 4%, representando apenas 14% do total das exportações africanas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *