Site icon Evidencias

Suécia promete ajudar Moçambique na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado  

A Suécia prometeu, recentemente, que vai continuar a auxiliar Moçambique na luta contra o terrorismo na província Cabo Delgado. O país nórdico reiterou que o seu apoio continuará a ser na vertente humanitária.

Foi durante o encontro entre os vice – ministros dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e Suécia que Jan Knutsson referiu que as relações bilaterais entre os dois países foram reforçadas, tendo destacado a área “a área da economia, comércio, investimento e política internacional”.

Em relação ao combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, Knutsson declarou que a Suécia vai continuar a apoiar Moçambique através de assistência humanitária.

Na qualidade de representante do Governo no encontro em que fora, discutidos temas relacionados com desenvolvimento, assistência humanitária, paz e segurança, Manuel Gonçalves agradece o apoio da União Europeia e, sobretudo, do governo sueco.

Do lado moçambicano, Manuel Gonçalves demonstrou gratidão pelo apoio da Suécia também na questão das mudanças climáticas que têm severamente afectado o país.

“A União Europeia tem-nos dado apoio na formação para o treinamento das nossas Forças de Defesa e Segurança. A Suécia tem-nos dado apoio na assistência humanitária na sequência das calamidades naturais e dos ataques terroristas em Cabo Delgado”, disse o vice – ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

De referir que durante o encontro os dois governantes falaram da contribuição de Moçambique durante o debate sobre “a protecção dos civis e o reforço do papel dos Estados africanos na abordagem dos desafios globais de segurança e desenvolvimento” no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Exit mobile version