Buchili desafia instituições a investir em tecnologias para combater a criminalidade  

DESTAQUE SOCIEDADE

A procuradora-geral da República, Beatriz Buchili, desafiou, na terça – feira, 09 de Julho, as instituições a empreender investimentos para as tecnologias, com vista a combater a os níveis de criminalidade (corrupção, terrorismo, raptos) no país.

Nos últimos tempos, Moçambique tem sido um dos palcos eleito para cenas de crime e corrupção, acelerando consequentemente os desafios de combate e prevenção, por isso, a Procuradora – Geral da República convida as instituições públicas (PRM e Ministérios Públicos) a pautarem por equipamentos tecnológicos e modernos para travar o crime organizado.

“Nos dias que correm, a modernização tornou-se inevitável, pois as relações sociais, incluindo transações comerciais são executadas maioritariamente com recurso as tecnologias de informação e comunicação. Por isso, reiteramos que as nossas instituições devem estar preparadas, equipadas com infraestruturas informáticas modernas”, disse Beatriz Buchili durante a abertura reunião nacional entre PGR-SERNIC.

Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, manifestou sua preocupação no que respeita a onda de sequestros na capital moçambicana, Maputo, que na sua observação põem em causa o desenvolvimento do país sobretudo a tranquilidade.

Enquanto isso, Pascoal Ronda, Ministro do Interior, desafiou os Serviços de Investigação Criminal (SERNIC) e a Procuradoria Geral (PGR) a tomar suas ações e decisões sob ponto de vista imparcial, apartidária independentemente de quem for e, sem por em causa os direitos humanos. (Elisio Nuvunga)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *