Brazão Mazula, primeiro presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), sugere que a divulgação dos resultados eleitorais seja 48 horas após a votação, visto que a demora remete aos cidadãos que está a ser maquinada uma fraude.
À margem da mesa redonda sobre integridade dos processos eleitorais e confiança nas instituições, que teve lugar na Cidade de Maputo, Brazão Mazula defendeu que a Comissão Nacional de Eleições tem capacidade para divulgar resultados dois dias após a votação, ou seja, em 48 horas.
“Temos de refletir e encurtar o máximo possível o período entre a votação e a divulgação dos resultados eleitorais (…) em 48 horas, Moçambique é capaz de divulgar os resultados” declarou Mazula para depois defender que a demora na divulgação dos resultados é sinônimo de fraude para alguns cidadãos.
“Penso que, nas últimas eleições, levámos 45 dias para divulgar os resultados eleitorais. Esse período, para mim, não é pela complexidade dos números, e leva o cidadão a pensar que é nesse período que se está a maquinar as fraudes e a reduzir votos do adversário”.
Por outro lado, o primeiro presidente da comissão Nacional de Eleições reconheceu que as eleições em Moçambique não têm sido honestas, tendo, por isso, instando aos órgãos de administração eleitoral para terem coragem e moral para assegurar a imparcialidade em momentos de decisão.
Facebook Comments