- O último tacho do Chefe
- Gasto milionário foi somente para algumas horas de celebração de inauguração
- O valor seria suficiente para compra de uma tenda, transporte e montagem em Moçambique
- Foi o próprio Presidente Filipe Nyusi que inaugurou o Sistema de abastecimento de água
Tal como escrevemos recentemente, está em curso uma verdadeira festança de fim de hora nas contas das empresas públicas. Para além do plano de ficar com participações em algumas empresas estratégicas e algumas vacas leiteiras, parece que há uma vontade de sacar o máximo do dinheiro que for possível do sector empresarial do Estado. Com efeito, uma empresa do sector hoteleiro, associada ao Presidente da República, de nome Matibane Beach Front Resort, vai embolsar perto de oito milhões de meticais para alugar e montar duas tendas para o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) usá-las numa cerimónia de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da Cidade de Pemba. Pelos serviços de catering, a mesma empresa, ligada a Filipe Nyusi, irá encaixar mais de três milhões de meticais, totalizando cerca de 11 milhões de meticais só com tendas e comida.
Enquanto os moçambicanos estão entretidos na campanha ou a assistir vídeos de Lil Wayne, pode estar em curso um verdadeiro saque aos cofres de algumas das empresas que perfazem o sector empresarial do Estado.
No passado dia 19 de Agosto corrente, o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água inaugurou o sistema Sistema de Abastecimento de Água da Cidade de Pemba. A inauguração foi presidida pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
Na paisagem do evento saltam à vista duas enormes tendas, onde foi servido um copo de água para comemoração do acto histórico que acabava de acontecer. Afinal, tratava-se da entrega oficial de uma infra-estrutura que irá melhorar a qualidade de vida de cerca de 234 mil pessoas.
O que ninguém sabia é que, afinal, aquela cerimónia que durou apenas algumas horas custou os olhos da cara ao FIPAG e que o dinheiro pode, no fim do dia, parar na esfera patrimonial de pessoas politicamente expostas.
Ao todo foram quatro objectos do concurso contratados para a cerimónia de inauguração do sistema de abastecimento de água no valor de 12 780,830,38 meticais. Dos quatro saltaram à vista duas adjudicações feitas à empresa Matibane Beach Front Resort no valor total de 11 230,671,08 meticais.
Deste valor, a Matibane Beach Front Resort encaixou 7 847,357,08 meticais só pelo aluguer e montagem de duas tendas onde foram passadas refeições e discursos durante algumas horas depois da inauguração. A mesma Matibane Beach Resort embolsou 3 383,314, 00 meticais com o serviço de catering no evento, ou seja, para o fornecimento de comidas e bebidas para o evento.
De todos os objectos do concurso milionário que meteu, em apenas algumas horas, mais de 11 milhões às contas da Matibane Beach Front Resort, o que chama mais atenção é o valor que foi gasto pelo aluguer das duas tendas. É que, segundo especialistas ouvidos pelo Evidências, o valor está largamente subfacturado e seria de longe suficiente para a compra na China, pagamento de direitos e montagem em Moçambique de pelo menos três tendas com dimensões similares.
É que, geralmente, o metro cúbico de uma tenda daquelas especificações custa entre 30 a 50 dólares. Uma tenda como a que foi usada no evento tem por volta de 600 metros cúbicos, o que custaria em torno de 18 a 20 mil dólares e chegaria em torno de 25 mil dólares, qualquer coisa como 1 600,000,00 meticais, com o frete de navio incluído, ficando somente o pagamento de direitos, transporte e montagem.
Resort é associado a Filipe Nyusi
A Matibane Beach Front Resort é uma estância luxuosa à Beira Mar, localizada no distrito de Mossuril, em Nampula. Está associado ao Presidente Filipe Nyusi e foi inaugurado em Outubro de 2022, pela ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, em representação do Chefe de Estado.
Desde a sua inauguração o empreendimento sempre foi associado a Filipe Nyusi, e em Nampula e Maputo é conhecido como o “Hotel do Chefe” ou “Sítio do Chefe”, para onde vão políticos e celebridades em momentos de férias. Aliás, tem a tradição de organizar festas anuais de transição de arromba, com presença de músicos renomados.
De um tempo a esta parte, todos os eventos importantes das instituições do Estado e das empresas públicas, tanto a nível central, como provincial, têm sido feitos no local que fica a cerca de 30 quilómetros do Aeroporto de Nacala e oferece uma vista única para visitantes e turistas.
Durante muito tempo o resort andou às moscas e demorou algum tempo até ser oficialmente inaugurado. Acredita-se que, para além de contratos como o celebrado com o FIPAG, a estratégia para manter um movimento constante num resort localizado numa zona de difícil acesso passa por desviar eventos públicos para aquela estância hoteleira.