A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, revelou, na terça – feira, 17 de Setembro, que há pais e encarregados de educação que corrompem os professores para reverter a reprovação dos filhos no Sistema Nacional de Ensino.
Segundo a titular do pelouro da Educação e Desenvolvimento Humano no Governo de Filipe Nyusi, a corrupção é uma realidade no Sistema Nacional de Educação
“Nas nossas escolas, pratica-se aquilo que é a corrupção. Às vezes, nós toleramos quando um menino negoceia a sua nota. Essas acções parecem ser pequenas, mas depois crescem. Incutem no menino que, negociando, ele pode ganhar ou pode satisfazer os seus intentos”, declarou Carmelita Namashulua para depois revelar que há encarregados que ensinam filhos a serem corruptos em tenra idade.
“Nós temos pais no sistema que não conhecem a porta da turma do seu menino e só aparecem quando o menino vai, no fim do ano, dizer que chumbou e aí o pai aparece para ir negociar. Até manda o seu próprio filho perguntar ao professor ‘o que ele quer para poder-te deixar passar’. O menino vai, todo orgulhoso, e cumpre. Essas acções também devem ser severamente combatidas”.
Por sua vez, Beatriz Buchili, Procuradora – Geral da República, mostrou-se preocupada pelo facto do Sistema Nacional de Ensino fazer parte do circuito da corrupção.
“É com grande preocupação que notamos que o crime continua a ser uma grande realidade no seio das nossas comunidades, afectando tanto os indivíduos quanto as instituições que almejam garantir o bem-estar e o desenvolvimento do nosso país. Para lograr os seus intentos, os criminosos tudo fazem para infiltrar-se em todos os segmentos da nossa sociedade, afectando principalmente os jovens, adolescentes e até crianças, fazendo das escolas um campo preferencial para realizar as suas incursões”, declarou Beatriz Buchili.