Site icon

Nyusi garante que já foram criadas condições para o regresso da TotalEnergies

O Presidente Filipe Nyussi discursa durante as cerimónias do dia 25 de Setembro, dia dos Heróis Nacionais, que marca o aniversário da guerra colonial contra Portugal, Maputo, Moçambique, 25 de setembro de 2017. ANTÓNIO SILVA/LUSA

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, garantiu que Moçambique já criou condições necessárias para a retoma do projecto liderado pela TotalEnergies na Bacia do Rovuma, tendo, por outro lado, referido que retoma do projecto da Área 1 da Bacia do Rovuma é uma certeza.

Segundo o Chefe de Estado, a suspensão daquele que é considerado o maior investimento privado da história do continente africano não está relacionado com a falta de segurança.

 “O projecto não está abandonado. A não retoma até aqui nada tem a ver com a falta de condições”, garantiu para depois referir que o Executivo já criou condições para a retoma do projecto liderado pela TotalEnergies na Bacia do Rovuma.

Relativamente ao projecto liderado pela ExxonMobil, o Chefe de Estado, que falava durante o balanço da sua visita aos Estados Unidos, onde participou na Cimeira do Futuro e liderou o debate de alto nível sobre a iniciativa da floresta do Miombo, lembrou que a multinacional norte – americana aponta para 2026 como ano para a decisão final de investimento.

Exit mobile version