O músico e embaixador de Turismo em Moçambique, DJ Ardiles, defende a necessidade da valorização do turismo nacional. Ardiles que falava recentemente (28.09) durante a sua visita na zona sul do país, Inhambane, concretamente no arquipélago de Bzaruto.
Ademais, encantado com o potencial turístico que a região ostenta, o embaixador do turismo em Moçambique, manifestou sua convicção de que o país precisa de explorar cada vez mais as maravilhas locais, aliás, convida a todos na exploração e valorização “do que é nosso”.
“Este paraíso devia ser mais explorado pelos moçambicanos e convido a todos a visitarem, porque é tudo nosso e devemos sentir orgulho do mesmo”.
DJ Ardiles, assegurou igualmente continuar a fazer o seu papel de promover este e outros locais turísticos de modo com que todos tenham acesso à informação, conheçam e possam visitar. É na visão do embaixador que “valorizar o que é nosso vai desde consumir produtos locais e divulgá-los até tornarem-se comerciais”.
Por outro lado, Ardiles insta que o desenvolvimento sustentável do turismo em Bazaruto é crucial para preservar este paraíso, por isso, incentiva também “investimentos em infra-estruturas que respeitem o meio ambiente e promovam a conservação dos ecossistemas”.
Destacou de igual maneira a importância da preservação das diversas espécies marinhas da costa para além de encorajar o governo a continuar com a conservação das mesmas.
Vale salientar que o arquipélago de Bazaruto, é Conhecido pelas suas praias de areia branca, águas cristalinas e uma rica vida marinha. Um destino ideal para mergulho, snorkeling e passeios de barco.
Além das suas belezas naturais, o arquipélago também possui uma rica herança cultural. A interacção com as comunidades locais permite aos visitantes conhecer tradições, a gastronomia e a hospitalidade característica da região.