Houve um alvoroço nas primeiras horas do dia devido a posição do PODEMOS no boletim de voto, uma vez na campanha eleitoral Venâncio Mondlane vincava que o partido estava na posição número 17. No entanto, em alguns círculos eleitorais o PODEMOS surge na posição 16 e outras 15. Para esclarecer esses equívocos, a Comissão Nacional de Eleições referiu que o facto deriva do facto de alguns partidos ano concorrem em todos os círculos eleitorais.
Segundo explicou o porta – voz da Comissão Nacional de Eleicoes, o MDM, Frelimo, Renamo são os únicos partidos que não mudaram as posições que foram definidas no sorteio, sendo que em alguns círculos alguns partidos viram suas posições alteradas em virtudes de outras formas formações políticas não concorrem em todos círculos no que respeita as Assembleias Provinciais.
“Gerou-se alguma agitação entre os eleitores pelo simples facto de nem todos os partidos estarem a concorrer em todos os círculos eleitorais, o que faz oscilar as posições no boletim de voto, conforme o número dos partidos concorrentes, assim como a ausência de uns nos boletins de alguns círculos eleitorais. Isto resulta do facto de esses partidos não estarem a concorrer nesses círculos eleitorais”, explicou Paulo Cuinica.
O porta- voz da Comissão Nacional de Eleições confirmou a ocorrência de ilícitos eleitorais um pouco por todo país e garantiu que os casos já estão nas mãos dos órgãos competentes.
Facebook Comments