VM ignora intimação da PGR e convoca greve geral para dia 21 de Outubro

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

No mesmo dia em foi intimidado pelo Ministério Público a abster-se de práticas de violam a Constituição da República e a Lei Eleitoral, Venâncio Mondlane, por entender que os resultados tornados públicos pelas Comissões Provinciais de Eleições foram falsificados, convocou uma greve geral para a próxima segunda – feira, 21 de Outubro.

Segundo Venâncio Mondlane, a Frelimo não quer deixar o poder porque pretende continuar a controlar o petróleo, o gás natural, os rubis e, sobretudo, as finanças do país para beneficiar a minoria.

“Agora que as comissões provinciais estão a anunciar os resultados falsos das comissões distritais . Agora que estão a ser extremamente arrogantes a dizer que não voltam para trás, que vão para frente porque o poder não vão entregar a ninguém e continuar a controlar as finanças do país. Querem controlar os negócios, os diamantes, os rubis, pedras preciosas, madeiras , querem controlar a riqueza do país para alguns e todo povo na miséria e na desgraça. Mesmo com números absurdos continuam arrogantes (…)”, referiu Mondlane na comunicação à nação através das redes sociais.

Com o claro objectivo de protestar os resultados parciais, que ao seu ver são fraudulentos, o candidato presidencial suportado pelo PODEMOS convoca para dia 21 de Outubro corrente uma greve geral em todos os cantos do país.

“Vamos começar nesta segunda – feira quando forem 00:00 de domingo despoletamos, acionamos uma greve nacional geral. A paralisação de toda actividade pública e privada do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico em todo território nacional. Vamos paralisar toda actividade pública e privada no dia 21 de Outubro.

Por outro lado, Vivencio Mondlane apelou aos moçambicanos para exibirem durante a manifestação cartazes de repúdio contra a ditadura que destruiu o país nos últimos 50 anos.

 “vamos também nessa media data mostrar cartazes, o repudio completo que não queremos um país perdido nas mãos de uma ditadura e um país algemado por uma pequena elite predatória que vem destruindo esse pais”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *