O Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), através da Direcção Nacional de Saúde Pública, actualizou, nesta quinta-feira, 17 de Outubro, o estagio das fases do combate à poliomielite em todo território nacional. O MISAU destacou o sucesso das campanhas de vacinacao para travar a propagação da doença, sendo que a vacinação faz parte do Plano Nacional de Recuperação da Criança, por sinal implementado em 74 distritos das zonas centro e norte.
Segundo Quinas Fernandes, director nacional de Saúde Pública, em 2024, três rondas de vacinação foram realizadas abrangendo mais de 2,5 milhões de crianças, das quais 524.383 eram crianças dose zero. As províncias de Nampula, Zambêzia e Cabo Delgado foram as que mais contribuíram para a redução desse número, com cerca de 85% das crianças zero dose imunizadas.
Fernandes também destacou o facto de Moçambique ter eliminado a poliomielite tipo 1 selvagem em Maio deste ano, após a realização de 11 rodadas de vacinação desde o primeiro trimestre de 2022. No entanto, a preocupação agora recai sobre a variante tipo 2, com casos registados em Nampula, Manica e Cabo Delgado.
Para combater a disseminação desta variante, o Governo pretende realizar uma nova campanha de vacinação no próximo mês de Novembro, utilizando a vacina ENOPV2, específica para o controle do tipo 2 da poliomielite. A campanha será nacional e abrangerá todas as crianças menores de 10 anos, com uma segunda rodada prevista para dezembro.
Além disso, o Ministério da Saúde reforçou o compromisso com a saúde pública, destacando a importância de práticas de higiene para prevenir surtos de doenças infecciosas, como diarreia e cólera, especialmente com a aproximação da estação chuvosa. (Luisa Muhambe)
Facebook Comments