O resultado até remete para uma vitória folgada, no palco estiveram em “combate” dois gigantes que lutam pelo título. À entrada da 32 jornada, 5 pontos separavam os contendores, nomeadamente 72 pontos para Galáticos e 67 pontos para Matchace FC que precisava vencer para sonhar com o canecão. Mas foi o líder da prova que entrou com tudo e saiu ao intervalo a vencer por duas bolas sem concorrência, frutos dos tentos marcados por Maninho e Belém. Longe de tirar o pé no acelerador a segunda parte começou com os Galáticos em cima do adversário e foi sem surpresa que Balotele colocou as coisas no seu ponto justo: 3-0. Só nos minutos finais Matchace marcou o tento de honra que de resto, não evitou a liderança isolada de uma equipa que em 31 jogos soma 75 pontos e depende de si para garantir o título.
Para Edgar Mabote, a partida foi difícil, uma vez que o adversário valorizou a vitória dos Galáticos. “Entramos com tudo e felizmente conseguimos marcar 2 golos logo na primeira parte e na segunda logramos o terceiro tento. Depois tentamos controlar o jogo e a ansiedade. Estamos fortes e confiantes como um conjunto unido que luta pelos mesmos objectivos”, disse.
Para Tchume o título está mesmo à espreita e só uma hecatombe pode evitar a consagração do campeão: “O segredo do sucesso tem muito a ver com a preparação quase que meticulosa que os Galáticos fizeram para este jogo decisivo, visando a manutenção da liderança. Trabalhamos toda a semana a pensar neste jogo, tendo em conta que seria importante para a conquista do título”, refere Tchume que garante que, como equipa tudo farão para nos últimos garantirem a comemoração do campeão do Campeonato de Magoanine CMC.
Recorde-se que para a presente época, os Galáticos tiveram reforços de peso, como o ex-capitão da ADV e Cruzeiro, Sulila, uma peça preponderante que tem arrastado os defesas adversários e abrindo lances e espaços de golos para os seus. Para além do Sulila, Galáticos contam com craques como Edgar, Tchume, Belém e Maninho.
O capitão dos Galáticos, Sérgio Mulhovo, considerou que, a chave do triunfo residiu na concentração e foco. Para o efeito, a equipa dos Galáticos teve um retiro em Palmeiras, distrito da Manhiça, onde para além de confraternização jogou com uma equipa local que milita no campeonato provincial. Mas que curiosamente perdeu por 2-3.
Mulhovo sublinhou que o conjunto de Matchace é forte e era necessária uma estratégia clara para vencer. “Estamos a falar de uma equipa que vinha de cerca de 8 jogos goleando os seus adversários, portanto, tínhamos de ter uma preparação mental e força para derrotar um oponente tão temivel”, disse Mulhovo que promete uma formação mais afoita para os próximos duelos, com objectivo de assegurar o canecão.