No âmbito dos esforços visando devolver a estabilidade ao país, o Presidente da República, Felipe Nyusi, reuniou na manhã de hoje com jornalistas e gestores de orgãos de comunicação social visando ausculta-los sobre os caminhos para a resolução da actual crise que o país atravessa. Durante o encontro que durou cerca duas horas e quarenta minutos, o Presidente partilhou informação sobre a situação que o pais atravessa e procurou acosselhamento sobre as medidas que o governo pode tomar para acalmar a tensão pós-eleitoral que evoluiou para convulsão social.
Na ocasião Felipe Nyusi, dentre varios aspectos, revelou que ainda não foi informado da existencia de qualquer mandado de captura contra o cidadão Venáncio Mondlane, cadidanto presidencial do partido PODEMOS e lider das manifestações, pelo que este é livre de voltar ao país a qualquer momento para continuar a sua actividade politica.
Naquele encontro com jornalistas e gestores de media que decorreu à portas fechadas, Nysusi reiterou a vontade de dialogar presencialmente com Mondlane, facto que não possivel até agora devido a ausência deste. Ainda assim, o Chefe de Estado disse estar a envidar esforços para traze-lo a mesa de diálogo.
Dos fazedores de opinião presentes no encontro, Nyusi recebeu a recomendação de fazer tudo ao seu alcance para até ao ultimo minuto do seu mandato tentar diligências no sentido de dialogar com Venáncio Mondlane, considerado principal actor neste processo. Para além do candidato do PODEMOS, os gestores dos meios de comunicação e jornalistas sugeriram ao Presidente da República para dialogar com o povo e procurar a todo custo compreender a mensagem dos manifestantes que transcende a dimensão eleitoral.