Site icon Evidencias

APME  tomam posse com foco em parcerias  

Os novos órgãos sociais da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), eleitos no dia 9 de Dezembro, tomaram posse, na última segunda-feira, para um mandato de quatro anos. O novo elenco aposta em priorizar parcerias com todas as associações empresariais, câmaras de comércio, federações, CTA, organizações profissionais, sociedade civil, e com os próximos Governos de Moçambique.

Segundo Inocêncio Paulino, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APME, esta parceria visa a implementação de uma Agenda Nacional Sustentável, com acções estruturadas e devidamente coordenadas, que multiplica os empregos, valoriza e exalta talentos, promove a industrialização, a paz, a justiça social e as exportações, protege o capital humano e o produto nacional, num princípio de complementaridade de esforços, sem prejuízo da competitividade empresarial nacional e internacional.

A APME espera que essas parcerias, a curto e médios prazos, possam trazer resultados, sobretudo na adopção de uma política de conteúdo nacional que proteja os negócios das MPMEs moçambicanas; Um sistema financeiro que estimule o surgimento de novas instituições financeiras de capitais detidos, maioritariamente, por moçambicanos, que concede, prioritariamente, créditos às empresas privadas e, excepcionalmente, ao sector público, bem como que assegure financiamentos menos burocráticos, com taxas de juro abaixo de 10%; Combate cerrado à corrupção, clientelismo, nepotismo, tráfico de influências e a perseguição de empresários; Assegurar que, pelo menos 70% de fornecedores de bens e serviços das grandes empresas e multinacionais, sejam locais e de moçambicanos; Criar uma plataforma para combater a concorrência desleal e denunciar todos os agentes de procurement, das UGEAs e dos departamentos de compras que possuem empresas; Garantir que todas as multas por atraso ou falta de pagamento não ultrapassem os 20% do valor em causa num espaço temporal de um ano, principalmente o INSS.

O Presidente do Conselho de Direcção, Osvaldo Maute, agradeceu a confiança a si depositada e prometeu ser inclusivo. Para ele, só trabalhando em conjunto será possível enfrentar os desafios com as quais as PMEs moçambicanas se deparam no seu dia-a-dia.

Por seu turno, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, felicitou e encorajou o elenco, dirigido por Osvaldo Maute, a elaborar um plano estratégico que vai guiar o rumo da organização, assim como a respeitar os instrumentos normativos da associação e a pautar por um espírito de inclusão e de prestação de contas.

Como entidade aglutinadora do sector privado, a CTA manifestou a sua disponibilidade em apoiar o novo elenco da APME sempre que for necessário.

À margem da cerimónia de tomada de posse, a APME lançou uma plataforma de desenvolvimento de negócios para StartUp e assinou um Memorando de Entendimento com a Ad Value, Comunicação Estratégica.

Para Mesa da Assembleia destacam-se o Inocêncio Paulino como Presidente; Policarpo Zandamela como Vice-presidente e Ana Felicidade Namajule como Secretária.

Para o Conselho de Direcção, Osvaldo Fidel Maute como Presidente, Pedro Henriques Fernandes da Silva, Vice-presidente e Cláudio Manuel Pondja, também vice-presidente.

No Conselho Fiscal, destacam-se Agnaldo de Jesus da Conceição Caetano como Presidente, José Pontavida, Secretário e Virgínia Maquichimo como relatora.

Exit mobile version