Site icon Evidencias

 Nacala Logistics Investe na Formação de Pilotos de Barra Moçambicanos

 Em parceria com a Escola Superior de Ciências Náuticas, a Nacala Logistics financiou a formação de Pilotos de Barra de Classe D. O investimento de 17 milhões de meticais visou atender à crescente demanda por profissionais moçambicanos especializados na área marítima-portuária, contribuindo para que a médio e longo prazo os Portos Nacionais não tenham défice desta categoria de profissionais.

O curso que iniciou em 2020, contando com 14 participantes, foi concluído na última quarta-feira, 4 de Dezembro, com a entrega dos diplomas aos 6 pilotos finalistas, devidamente aprovados e certificados pelo Governo de Moçambique através do INTRASMAR. O evento de encerramento ocorreu no Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-à-Velha e contou com a presença de líderes e colaboradores da Nacala Logistics.

Durante a cerimónia, Octávio Beltrão, um dos pilotos formados, expressou sua satisfação, afirmando que “este é um dia de grande conquista profissional. Agradecemos profundamente à Nacala Logistics por confiar no nosso potencial e investir no nosso crescimento. Estamos motivados a contribuir para o fortalecimento do sector marítimo no Corredor e no nosso país.”

Por sua vez, Sérgio Paunde, representante da Nacala Logistics, definiu a conclusão do projecto como “a materialização de um sonho”, destacando que, com esse investimento, a Nacala Logistics pretende suprir a falta de pilotos de barra no mercado nacional e fortalecer o sector logístico-portuário do país, assegurando uma força de trabalho altamente capacitada e nacional, que contribua para o desenvolvimento de Moçambique.

Embora a participação na formação tenha sido predominantemente masculina, o grupo de finalistas contou com a presença de uma mulher, o que representa um avanço para o crescimento de uma classe profissional relevante, com oportunidades de desenvolvimento no país. Esta é a primeira formação em que todos os intervenientes da cadeia de formação são moçambicanos.

Os pilotos recém-formados agora integram o quadro de profissionais da empresa e, com essa qualificação, passarão a oferecer assessoria técnica aos comandantes de navios, assegurando que as manobras de entrada, saída e movimentação interna do porto sejam realizadas com altos níveis de segurança e eficiência.

Exit mobile version