A força conjunta, composta pelas Forças de Defesa e Segurança e pelos militares ruandeses, conseguiu recuperar a vila de Mocímboa da Praia das mãos de insurgentes. Depois de muitos meses quase deserta, a vila voltou a ser habitada nos últimos dias. Esta garantia foi dada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi no seu discurso alusivo ao Dia da Vitória.
“A vila de Mocímboa da Praia está livre dos terroristas, entretanto, as duas forças estão de acordo com o que nós emitimos: nas condições em que a vila está, nós não podemos aconselhar as nossas populações a voltarem”, disse Valige Tauabo na primeira quinzena de Agosto.
Entretanto, no Dia da Vitória, 07 de Setembro, o Chefe de Estado tornou público que Mocímboa da Praia passou de uma zona libertada para zona habitada, dando fortes sinais de que o país caminha a passos galopantes de acabar com o terrorismo.
“A situação tende a melhorar a cada dia, o que leva a que alguma população esteja a regressar às suas zonas de origem. Contudo, aconselhamos a observarem recomendações das estruturas locais, que variam de zona para zona”, avançou Nyusi
Se por um lado, foi restabelecida a energia eléctrica e o abastecimento de água. Por outro lado, além estar a fazer um trabalho de limpeza, as Forças de Defesa e Segurança tem usado drones para vigiar cada perímetro daquele distrito.
Além de Mocímboa da Praia, Palma é outra vila que passou de zona libertada para zona habitada graças as ofensivas da força conjunta. A informação foi confirmada ao Evidências por várias fontes no local.
“Em Palma a vida está voltando ao normal a população que estava escondida nas matas está a voltar para a cidade. As pessoas voltaram escoltados pelos militares que estão a fazer um grande trabalho”, disse Ibrahim Ismael.
Por outro lado, Ismael adiantou que a força conjunta continua empenhada em ajudar a população que acaba de regressar as suas zonas de origem.