Com apoio da SMS Catering, do Access Bank e outros patrocinadores, no âmbito da sua responsabilidade social, a cidade de Maputo vai ter uma nova cara nos próximos dias, após a conclusão das obras de pintura do “Muro da Biodiversidade”, um projecto que vai tornar os mais de 500 metros da muralha erguida à saída do Aeroporto Internacional de Maputo num autêntico cartão-de-visita da capital do país, que para além de apoiar na divulgação das potencialidades do nosso país vai consciencializar sobre a necessidade de conservação da biodiversidade.
Por iniciativa do projecto “Preservação da Nossa Fauna”, o muro que parte da SMS Catering e se estende pela Av. Acordos de Lusaka até a ponte, construído há mais de 10 anos e que é o primeiro contacto com a Cidade de Maputo para quem acaba de aterrar do Aeroporto Internacional de Maputo, está a sofrer uma grande intervenção desde o passado sábado.
Trata-se de uma reabilitação que vai consistir na pintura com técnica realista de cerca de 40 murais sobre a flora, fauna bravia e os ecossistemas marinhos únicos de que o país dispõe, acompanhados por uma frase de uma figura pública nacional sobre a necessidade de conservação da biodiversidade.
A SMS Catering, uma empresa amiga da natureza, líder no mercado de Catering, Eventos e Serviços Inflight e que tenciona introduzir novos produtos que vão reduzir a pressão do plástico sobre o ambiente, juntou-se à iniciativa da RS Reciclagem com apoio de diversas outras entidades públicas e privadas, com destaque para o Ministério da Terra e Ambiente, Access Bank e Aeroportos de Moçambique.
Falando no lançamento do projecto, a secretária permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emília Fumo, declarou que o Governo vai continuar a investir na conservação do ambiente, tendo igualmente reconhecido que o “Muro da Biodiversidade” vai contribuir para a educação ambiental.
“Com esta iniciativa, o Governo emitiu um sinal claro de que pretende continuar a educação ambiental e conservação da biodiversidade através deste tipo de iniciativa com impacto social. Reconhecemos que são elementos fundamentais para investir contra a crise ambiental no país e no mundo. Felicitamos toda equipa pelo esforço para tornar este projecto uma realidade”, declarou Fumo.
![Director de Operações da SMS Catering, Sebastião Mabote](https://evidencias.co.mz/wp-content/uploads/2022/08/Sabastiao-Mabote-225x300.jpeg)
Por seu turno, o director de Operações da SMS Catering, Sebastião Mabote, destacou que a maior fábrica de refeições do país, que atende uma média de 3500 pedidos por dia, para além de servir a Oito (8) companhias aéreas entre nacionais e estrangeiras, preocupa-se com a saúde do ambiente, por isso decidiu apoiar o Muro da Biodiversidade.
“Somos uma empresa que se guia por altos padrões de qualidade e segurança, com reconhecimento internacional, e que se preocupa com o meio ambiente, pelo que está em vista o lançamento de novas linhas de produtos que vão reduzir a pressão do plástico no ambiente. Neste projecto, a contribuição da SMS, consiste no apoio logístico através da alimentação dos artistas e dos pintores que estarão a trabalhar neste projecto desde o início até ao fim, para além de acolher nas nossas instalações todos os materiais que serão usados neste projecto. Este muro vai ter uma iluminação em todo perímetro e essa iluminação será com base no sistema solar, as baterias e painéis estarão alocados dentro das nossas instalações”, sublinhou Sebastião Mabote.
Refira-se que cada patrocinador vai estar associado a um mural e o do Access Bank vai representar um leopardo. Alexandre Langa, director de Compliance no banco, explicou que a escolha do felino deve-se a sua importância no equilíbrio do ecossistema.
“É uma das espécies mais ameaçadas no mundo e possui uma população ínfima no país, em consequência da guerra civil e da caça furtiva. Sabemos que estão a ser realizados trabalhos para o seu repovoamento a nível nacional e queremos, por isso, reforçar a mensagem para a sua preservação”, disse aquele responsável.
O Banco reforça assim o seu comprometimento com a sustentabilidade, particularmente com a preservação da fauna moçambicana, consolidando o seu posicionamento como uma marca que apoia na construção de um Moçambique melhor.