O Governo pretende acelerar a redução da desnutrição crônica em menores de cinco anos em Moçambique. Para o efeito, Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, lançou, na segunda-feira, 17 de Outubro, da campanha de educação nutricional “Crescer Bem” com o objectivo de promover a educação nutricional no país.
Com a iniciativa do Gabinete da Primeira – Dama, financiada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Agência Japonesa para o desenvolvimento Internacional, pretende consciencializar e mobilizar toda a sociedade moçambicana, em particular as gestantes, mães e cuidadoras, privilegiando as mulheres rurais.
Através do Programa de educação nutricional “Crescer Bem”, nos próximos cinco anos cerca de 2.5 milhões de mulheres no meio rural em matérias de educação nutricional, o que de, certa forma, vai beneficiar cerca de cinco milhões de crianças.
Para disseminar as mensagens do programa, o Governo e os parceiros de cooperação vão usar os agentes de extensão rural como veículos.
De referir que o lançamento do programa “Crescer Bem” acontece volvidos dois dias depois da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação retirar Mocambique da lista dos países em risco de fome e de insegurança alimentar.