O presidente interino da Renam Democrática, Vitano Caetano Singano, avançou, na quarta-feira, 22 de Dezembro, que o líder da Renamo, Ossufo Momade, terá sido detido pelos guerrilheiros do seu partido por estes estarem insatisfeitos com o desenrolar do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR). Na sua versão dos factos, o maior partido da oposição em Moçambique confirmou que Momade encontra-se na Serra da Gorongosa, mas jurou de pés juntos que não está detido pelos seus guerrilheiros
No informe Anual sobre o Estado Geral da Nação que prestou ao Parlamento, o Chefe de Estado garantiu que a questão das pensões já foi ultrapassada, faltando apenas avaliar a sustentabilidade das mesmas. Contudo, no seio da Renamo continua o descontentamento generalizado sobre o processo.
Recentemente, o presidente interino da Renam Democrática, Vitano Cigano, denunciou que o líder da Renamo encontra-se retido na Serra da Gorongosa pelos guerrilheiros por estes estarem insatisfeitos com a morosidade do pagamento das pensões no âmbito do processo Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
“O presidente da Renamo entrou na Serra da Gorongosa por causa de inquietação dos guerreiros que estão a recusar ser desmobilizados. Os machimbombos ficaram estacionados e o líder da Renamo está sob custodia dos guerreiros, ou seja, está detido”, declarou para depois referir que o maior partido da oposição em Moçambique entregou uma lista de antigos guerrilheiros com mais de cinco mil homens fantasmas
“Pedimos ao presidente Ossufo Momade como irmão para ser sério para com os guerreiros. Pedimos igualmente que no diálogo ele se comprometa a remover militares fantasmas das listas que estão nas mãos do Governo. Já dissemos a PGR que temos provas, estamos a falar de mais cinco mil homens”.
A Renamo, através do seu porta – voz, José Manteigas, veio ao público jurar de pês juntos que Ossufo Momade não foi detido pelos guerrilheiros do partido, mas confirmou que o mesmo encontra-se na Serra da Gorongosa.
“Esta informação é completamente falsa, demonstrando que o cenário da nossa política ainda tende a ficar nebuloso devido aos boatos lançados contra o nosso partido e a pessoa de Sua Excelência Presidente Ossufo Momade. Isto tem como pano de fundo ofuscar seu primeiro mandato à frente dos destinos do nosso partido, diante da mídia e da sociedade moçambicana”, disse Manteigas.
Na opinião de José Manteigas as notícias que dão conta da detenção do líder do partido resultam do impopulismo cada vez mais crescente dos inimigos da Renamo na arena política nacional.
Nas entrelinhas, a porta – voz da Renamo declarou que Vitano Singano não passa de um cadastrado e delinquente, tendo igualmente referido que a sua chegada àquele ponto da província de Sofala Ossufo gozou de protecção, simpatia e fidelidade dos Generais e de todos os combatentes aquartelados.