Foi lançado, no dia 21 de Março corrente, o Concurso Distrital de Poesia em Vilankulo. O concurso, que terá a participação de estudantes de várias escolas daquele distrito da província de Inhambane, foi lançado pelo administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Júnior.
Discursando à margem da actividade que foi lançada no Dia Mundial da Poesia, Edmundo Galiza Matos Júnior, referiu que o Concurso Distrital de Poesia será uma montra para os jovens poetas.
“Lançamos o desafio para o Serviço Distrital de Educação recolher os poemas e lançar um livro. Aos presentes pedimos para cultivarem o hábito de leitura”, disse Galiza Matos
Ainda no distrito de Vilankulo, cerca de trinta músicos reuniram-se com as autoridades governamentais para debater assuntos ligados a saúde da música “mad in Vilankulo”.
Neste encontro os músicos falaram das algumas dificuldades que enfrentam no seu dia a dia, nomeadamente, falta de estúdios de áudio e vídeo de ponta, locais para espectáculo, escola de música, baixos “cachets” e desvalorização.
Os músicos entendem, por outro lado, com o Governo deve mobilizar parceiros da a realização de eventos com vista a apoiar os músicos face a ocorrência de desastres naturais.
Refira-se que, recentemente, o do distrito Governo de Vilankulo e a GAPI capacitaram os músicos tendo em vista a criação e dinamização de um Fundo Artístico que será gerido pelos próprios artistas.