As indústrias da defesa de Moçambique e da Turquia vão passar a cooperar na sequência do acordo rubricado, recentemente, entre os dois governos. O memorando prevê ainda o fornecimento de equipamento fabricado na Turquia.
“O objetivo é estabelecer cooperação na área de indústria de defesa entre as partes, melhorando as capacidades (…) por meio de uma cooperação mais efectiva nas áreas de desenvolvimento, produção, aquisição, manutenção de bens e serviços de defesa e apoio técnico e logístico relevantes”, lê-se no Acordo de Cooperação da Indústria de Defesa, entre os governos dos dois países.
O acordo abrange ainda “os princípios de actividades de cooperação mútua na área de indústria de defesa entre as partes ou agências governamentais ou organizações privadas aprovadas pelas partes”.
Refira-se que o acordo, valido por cinco anos, foi assinado em Ancara, durante a visita do ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, à Turquia, em Setembro de 2023, e ratificado pelo Conselho de Ministros, por resolução de 14 de Março deste ano.