As tropas ruandesas chegaram, viram e venceram na província de Cabo Delgado, uma vez que com a sua chegada Moçambique alcançou êxitos na luta contra o terrorismo. Para o Presidente da República, Filipe Nyusi, os militares provenientes das terras de Paul Kagame gozam de muita simpatia e confiança junto as populações porque partilharam momentos de alegria e dor.
Falando durante a conferência de imprensa que marcou o fim da visita de trabalho ao Ruanda, onde participou da cerimônia de tomada de posse de Paul Kagame, o Chefe de Estado falou da convivência das tropas ruandesas com as populações da província de Cabo Delgado.
Segundo Filipe Nyusi, os militares ruandeses granjeiam da simpatia das comunidades pelo facto de terem partilhado com elas momentos de alegria e dor, avaliando, por isso, a cooperação com o Ruanda é positiva e deve servir de modelo.
“Os maiores homens de reconhecimento que os nossos irmãos do Ruanda, juntamente com as FDS, têm agora é a população. É um caso que vai ser estudado. Falei isso durante o meu informe à nação. Tem que se estudar o caso”, declarou Nyusi.
O Presidente da República lembrou, por outro lado, que nos momentos difíceis na luta contra o terrorismo houve tentativas de manchar a reputação das tropas ruandesas, contudo, a população ignorou.