Site icon Evidencias

Governo ainda não alocou fundos suficientes para as VII Eleições Gerais

A falta de liquidez do Tesouro está a afectar sobremaneira a preparação das Eleições Gerais de Outubro próximo. A Comissão Nacional de Eleições revelou, na terça – feira, 20 de Agosto, que ainda não tem fundos suficientes para suportar a logística do processo eleitoral.

Os partidos políticos já receberam o primeiro “confirmado” para a campanha eleitoral. No entanto, quando se caminha a passos largos das VII Eleições Gerais, a CNE ainda não tem dinheiro suficiente para preparar o processo, ou seja, actualmente, tem um défice de 13 mil milhões.

“O orçamento para este ano é de 19.9 mil milhões de meticais. Mas ainda temos um défice de 13 mil milhões de meticais que, infelizmente, ainda não se reflectiram nas contas dos órgãos eleitorais”, revelou Paulo Cuinica, porta – voz da Comissão Nacional de Eleições para posteriormente a instituição presidida por Dom Carlos Matsinhe está a trabalhar dentro das condições possíveis.

“Estamos com défice orçamental, mas o certo é que estamos a trabalhar e a preparar tudo o que é necessário para, quando o dinheiro aparecer, as actividades sejam realizadas. Portanto, tudo o que pode ser feito sem dinheiro, nós estamos a fazer”.

Relativamente ao processo eleitoral na província de Cabo Delgado, o porta –voz da CNE garantiu que haverá condições para os eleitores daquele ponto do país exercerem o seu dever cívico, uma vez que aquela instituição de administração eleitoral vai realizar as suas actividades após orientação das Forças de Defesa e Segurança.

Exit mobile version