Em 2023, de acordo com o porta – voz do Conselho de Ministros, Filmão Suazi, as autoridades da lei e ordem apreenderam cerca de 3.596 quilos de droga diversa contra cerca de 2.500 quilos em 2022.
No lançamento Ano Judicial versão 2024, a Procuradora – Geral da República, Beatriz Buchili, confirmou que Moçambique virou um Narco-Estado, tendo igualmente revelado que o tráfico de drogas já tem teias na Polícia da República de Moçambique e nos meandros políticos.
Os números revelados pelo porta – voz do Governo são uma prova inequívoca de que Moçambique deixou de ser um corredor de trafico para ser destino de drogas.
Ainda em 2023, em conexão com o tráfico de estupefacientes, foram detidos 923 cidadãos moçambicanos e estrangeiros por tráfico de drogas, sendo que mais de 13 mil tiveram problemas psiquiátricos e mentais causados por consumo de droga entraram nas unidades de saúde.
Por outro lado, Filmão Suazi adiantou que cerca de dois milhões de pessoas, maioritariamente adolescentes e jovens, foram abrangidas por 19.850 palestras de sensibilização e consciencialização sobre os malefícios de substâncias psicotrópicas, no ano passado.