A capital moçambicana, Maputo, foi na terçã – feira, 16 de Maio, palco do Workshop de Descoberta de Vibrações. O vento organizado pela Associação Coalização da Juventude Moçambique (ACJM) e Universidade Católica de Moçambique (UCM) visava maximizar divulgação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes e jovens, tendo para o efeito convidado organização que trabalham na promoção destes serviços em Moçambique.
Texto: Teresa Simango
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que Moçambique ocupa a quinta posição na lista dos países com maior número de pessoas infectados pelo. A nível interno, estudos apontam maior prevalência de HIV/Sida nos adolescentes e jovens.
Para contornar este cenário que preocupa sobremaneira as autoridades de saúde, pela Associação Coalização da Juventude Moçambique (ACJM) e Universidade Católica de Moçambique organizaram o Workshop de Descoberta de Vibrações: Uma Plataforma fiável de informação para o acesso melhorado aos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva para Adolescentes e Jovens.
De acordo com Farouk Simango, director da ACJM, para além da maximização dos da divulgação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes e jovens, a “Descoberta de Vibrações” pretende contribuir para a redução do índice de seroprevalência e gravidez precoce no país nos adolescentes e jovens.
As organizações da sociedade civil que advogam pela saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens comprometeram-se, por sua vez, aumentaram as campanhas de sensibilização para reduzir as doenças sexuais reprodutivas e gravidezes precoces.

Facebook Comments