A Sala da Paz, plataforma de Organizações da Sociedade Civil dedicada à promoção da paz, Democracia e estabilidade em Moçambique, que acompanha com grande atenção o contexto político e social do país neste período pós-eleitoral manifesta a sua profunda satisfação e reconhecimento pela abertura demonstrada pelo Presidente da República, Daniel Chapo e pelo ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, ao “aceitarem reunir-se num gesto de elevada maturidade política e patriótica”.
A organização não-governamental saúda igualmente todas as iniciativas políticas e institucionais que visam promover a pacificação e estabilização do país, incluindo a recente aprovação dos Termos de Referência para o Diálogo Inclusivo.
Para este grupo o encontro representa um marco relevante para o país, pois demonstra que, quando o bem comum prevalece, é “possível ultrapassar diferenças em prol da reconciliação nacional”.
Por outro lado, a Sala da Paz reconhece que este é apenas o início de um caminho que exigirá persistência, diálogo contínuo e inclusão. Por isso, apela que os esforços estejam focados na estabilização do país do ponto de vista político, social, económico e cultural.
Reforça ainda que este diálogo se amplie e se torne verdadeiramente inclusivo, envolvendo outros actores sociais essenciais, como organizações da sociedade civil, líderes religiosos, sector privado, academia e demais vozes com influência na construção da paz, reconciliação e coesão nacional.
Ademais, sublinha que “o diálogo é o único caminho sustentável para o reforço da democracia, a defesa dos direitos humanos e a reconstrução da confiança nas instituições” e este encontro entre o Presidente da República e Venâncio Mondlane “demonstra um compromisso fundamental com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do país”.
A Sala da Paz também encoraja a transparência e a partilha regular de informações sobre os desenvolvimentos deste e de futuros encontros, para garantir um acompanhamento contínuo Por parte da sociedade.

Facebook Comments