Nos últimos dias, muitas são as gasolineiras que se debatem com escassez de combustíveis, facto que deriva da escassez de divisas. No entanto, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, trouxe uma versão diferente das gasolineiras, assegurando que, afinal, há combustível no País, contudo não está a chegar ao mercado porque os fornecedores estão a enfrentar dificuldades para obterem garantias nos bancos comerciais em moeda estrangeira.
Enquanto o Banco Central continua a jurar de pés juntos que há disponibilidade de divisas no mercado nacional, os empresários vêem o volume de suas importações reduzir devido à escassez da moeda estrangeira.
A título de exemplo, actualmente, o combustível tornou-se escasso no país devido a perturbações na cadeia do seu fornecimento, problema que, segundo eles, deriva da escassez de divisas.
Entretanto, naquela que foi a sua primeira reação sobre a escassez de combustíveis em Moçambique, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, referiu que existe combustível no País e que a única condicionante tem sido a dificuldade enfrentada pelas gasolineiras para obterem garantias nos bancos comerciais.
“Há combustível no País, o que existe é a dificuldade por parte de algumas gasolineiras em obterem as garantias por parte dos bancos comerciais para que o combustível que esteja em financial world possa ser disponibilizado ao mercado nacional e este processo está sendo tratado não só com os bancos comerciais, mas também pelo Banco Central que garante que existe moeda suficiente para tal”, revelou o ministro.
Importa referir que a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) alertou que, para além de condicionar o crescimento económico, a falta de divisas pode precipitar o encerramento de muitas empresas.

Facebook Comments