Share this
As relações comerciais entre o Moçambique e Dubai registaram um aumento de 47% no comércio não petrolífero no ano de 2024, atingindo a marca de 1,3 mil milhões de dólares. A informação foi partilhada pelo Presidente da Camara de Comercio de Dubai, Mohammad Lootah durante um fórum de negócios entre os empresários moçambicanos e do Dubai, que discutiam oportunidades de investimento, assim como aprofundar o comércio entre os dois Países.
O encontro organizado pela Câmara de Comércio de Dubai, no âmbito da Dubai Chambers, tinha como objectivo explorar novas perspectivas de negócios com maior destaque, para os sectores de óleos petrolíferos, automóveis e materiais de construção, mas há uma procura crescente por alimentos, telemóveis, equipamentos laboratoriais, condutores eléctricos e têxteis.
De acordo com Mohammad Lootah até ao final do ano passado, cerca de 80 empresas moçambicanas estavam registadas na Câmara de Comércio do Dubai, registando um crescimento de 48% face ao ano anterior. Enquanto isso, no presente ano, registaram-se cerca de 11 empresas.
Do lado inverso da balança, investidores do Dubai olham para Moçambique com grande interesse em sectores como agro-processamento, turismo, energia, madeira, embalagens e impressão. Estes segmentos têm demonstrado grande potencial de crescimento e atraem capital e “know-how” internacional.
A iniciativa designada “Novos Horizontes” faz parte dos esforços da Câmara de Comércio de Dubai para promover a expansão global das empresas sediadas naquele País e permitir-lhes capitalizar oportunidades gratificantes em novos mercados internacionais, incluindo Moçambique. A iniciativa está em linha com os objectivos da iniciativa “Dubai Global”, que procura ajudar as empresas locais a explorar novas perspectivas de negócio em 30 mercados prioritários em todo o mundo.

Facebook Comments