Acordos de Temane: Nyusi promete mais energia eléctrica

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Com arranque das obras de construção, na segunda-feira, 31 de Maio, de uma central de gás para a produção de energia num investimento a rondar perto de um bilhão de dólares norte – americanos, o Governo promete mais energia para os moçambicanos.

A nova Central Térmica de Temane terá uma capacidade de 450 megawatts e faz parte dos esforços do Executivo e seus parceiros de cooperação na disponibilização de energia eléctrica para todos, uma vez que no presente o grosso da população depende da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

De acordo com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, o Governo espera que mais de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à electricidade, pela primeira vez, nas suas casas até 2024.

Para a efetivação do projecto da Central Térmica de Temane o Governo contou com o apoio do Banco Mundial, Estados Unidos da América, Noruega, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Islâmico e Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional.

“A Central e a linha de transmissão irão garantir que mais alunos possam estudar à noite, mais famílias possam refrigerar seus alimentos, mais água possa ser filtrada, mais campos possam ser irrigados e mais negócios possam ser abertos”, realçou a embaixada dos EUA em Moçambique na sua página no Facebook.

Por outro lado, Dennis Hearne, embaixador dos EUA em Moçambique, declarou que a administração “Biden” apoia o projecto de Temane por meio de um empréstimo directo de 200 milhões de dólares para a sua construção por meio da Corporação Financeira Internacional de Desenvolvimento dos EUA (DFC).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *