Bernardino Rafael desmente seu porta-voz e confirma que houve tiroteio na “Colômbia”

DESTAQUE SOCIEDADE
 Bairro Militar, sobejamente conhecido por Colômbia, foi, na segunda-feira, 10 de Janeiro, palco da troca de tiros entre os agentes da polícia e os traficantes. Reagindo ao sucedido, o porta-voz da PRM, Lionel Muchina, declarou que os agentes da lei e ordem dispararam tiros para dispersar a população que estava a arremessar objectos contundentes. Entretanto, na terça -feira, 11 de Janeiro, o Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, veio ao terreno desmentir o seu porta-voz , confirmando que houve  troca de tiros entre a polícia e os traficantes de drogas.
Moçambique é considerado um dos corredores do tráfico de drogas no mundo e o bairro Militar, vulgo Colômbia, é considerado com um dos principais fornecedores a nível nacional. Para recuperar o tempo perdido na luta contra o tráfico e comercialização de estupefacientes, a Polícia da República de Moçambique desencadeou uma operação naquele histórico bairro, considerado como um dos principais focos de venda e consumo de drogas na capital do país, com o intuito de prender dois indivíduos tidos como traficantes.
Os agentes da lei e ordem, vestidos a rigor e sem provas de balas, segundo vídeos amadores, envolveram-se numa acesa troca de tiros com os traficantes. Na sua versão dos factos, o porta – voz da PRM, Lionel Muchina, declarou que a polícia viu-se obrigada a disparar alguns tiros para dispersar a população que estava a arremessar objectos contundentes.
“Não foi efectivamente uma troca de tiros como se avançou, foram disparos feitos pela policia para dispersar aquelas pessoas que estavam a arremessar objectos contundentes contra os agentes da polícia. As pessoas foram se aglomerando e se insurgiram contra aquela operação da policia, neste sentido foram arremessando objectos contundentes contra os agentes que estavam destacados, nesta situação houve necessidade de se efectuar alguns disparos”, declarou Muchina.
Entretanto, a narrativa do porta-voz foi desmentida pelo Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, que declarou que a polícia escalou o Bairro Militar para desmantelar os focos da venda de drogas.
“Na cidade de Maputo houve aquele fenômeno, o objectivo da polícia é desmantelar e tirar aquele nome feio que tem o bairro, onde os seus residentes foram os libertadores da pátria. Temos as nossas operações viradas lá, para poder desmantelar aqueles focos de venda e consumo de drogas. E foi o que aconteceu. Houve troca de tiros porque, normalmente, quando os alvos destinados a fazer isso reagem ao contrário há sempre troca de tiros, felizmente a polícia desmantelou e deteve os indivíduos que eram já procurados”, disse Rafael.
Por outro lado, avançou que a operação que culminou com a troca de tiros na “Colômbia” foi previamente desenhada pelos agentes da lei e ordem.
Nunca saímos da esquadra, nunca saímos das nossas sub-unidades sem saber a quem estamos a procurar, fomos para lá exatamente para encontrar pessoas que estávamos à procura. Prendemos duas pessoas e recolhemos quantidade de droga que ali havia”, rematou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *