Bernardo Rafael reconhece que ainda há um longo caminho na luta contra o terrorismo

DESTAQUE SOCIEDADE

Depois de abandonar os discursos triunfalistas, o Comandante – geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, admitiu, recentemente, que ainda há um longo caminho a percorrer para repor a ordem e tranquilidade no Teatro Operacional Norte mesmo com a aparente fragilização dos terroristas.

Com a chegada das tropas amigas, as Forças de Defesa e Segurança começaram a somar êxitos no Teatro Operacional Norte o que, de certa forma, estimulou discursos triunfalistas no seio do Governo.

Volvidos quase cinco anos dos primeiros ataques dos grupos armados que até agora se desconhece a sua génese, Bernardino Rafael admitiu que actualmente estão fragmentados e mais fragilizados.

O comandante – Geral da PRM assumiu que o “terrorismo sempre vai existir, porque é uma ideologia. Não é só a ação. Ideologia é difícil de remover”, tendo igualmente que os ataques do inimigo sempre vão existir.

“Vão existir aqueles ataques esporádicos. Eles podem escolher um alvo e atacar, como nos Estados Unidos, na Alemanha e noutros países. Mas o que nós negamos e dissemos que temos que conseguir é impedir que os terroristas tenham uma zona em que só eles dominam.”

Por outro lado, Bernardo Rafael reconheceu que quando eclodiram os ataques armados na província de Cabo Delgado as forças governamentais tiveram dificuldades para combater o inimigo porque não conheciam a origem do mesmo.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *