Site icon

Decisão Final de Investimento na Área 4 da Bacia do Rovuma será tomada em 2025

Em Março 2021, a ExxonMobile adiou a Decisão Final de Investimento (DFI) no projecto de exploração de gás natural na Área 4 da Bacia de Rovuma, colocando em dúvida o investimento de 30 mil milhões de dólares. No entanto, recentemente, a multinacional norte – americana avançou que a DFI poderá ser tornada pública em 2025.

De acordo com Peter Clarke, vice-presidente sênior de upstream de petróleo e gás da ExxonMobil, o anúncio da Decisão Final de Investimento depende da situação de segurança na província de Cabo Delgado, tendo tenho que a situação melhorou consideravelmente nos últimos meses, visto que “o Governo está fazendo um bom trabalho e esperamos ver notícias mais positivas a esse respeito ao longo do final do ano”.

Esta é a primeira vez que a multinacional francesa estabelece um cronograma claro para o principal e maior projecto de exploração de gás natural em terra na Área 4 da Bacia de Rovuma, reativando assim o plano de construir uma fábrica em terra, que por sinal foi paralisado devido aos ataques dos insurgentes.

Com a aprovação da Decisão Final de Investimento em 2025, a ExxonMobil poderá começar a exportar o GNL até ao final da presente época, sendo que a sua planta na área 4 da Bacia de Rovuma foi concebida para produzir 15,2 milhões de toneladas por ano, mas a multinacional ´prevê que a mesma produza até 18 milhões de toneladas.

“A Exxon pretende quase dobrar seu portfólio de GNL, que actualmente é de 24 milhões de toneladas por ano globalmente, até 2030, por meio de novos projetos, joint ventures ou acordos de compra de terceiros”, referiu Clarke.

Refira-se que A ExxonMobil tornou-se no operador do projecto em 2017 depois de comprar a participação da companhia italiana Eni enquanto a Anadarko vendeu a sua participação à Total em 2019.

Exit mobile version