Site icon

Samora Machel Júnior volta a denunciar infiltrados na Frelimo e é ovacionado por internautas

O primogênito do antigo Presidente da República, Samora Machel Júnior, voltou a disparar contra infiltrados dentro da Frelimo, referindo que os mesmos estão actualmente em posições que levaram o Presidente da República, Filipe Nyusi, a tomar decisões nunca antes tomadas. Os seus pronunciamentos, numa entrevista publicada pela STV, mereceram grandes elogios por parte da crítica nacional e a publicação daquele órgão de comunicação social ficou inundada de comentários de apoio, encorajamento e apelos para que este concorra para Presidente da República.

Depois da carta que repudia a actuação da Polícia da República de Moçambique nas VI Eleições Autárquicas, Samora Machel veio, mais uma vez, a terreiro declarar que a situação do partido não é boa.

Num autêntico acto de coragem, numa altura em que há uma arregimentação do silêncio na Frelimo e uma das alas tenta tudo fazer para criar a ilusão de que está tudo bem, sem mencionar nomes, o membro do Comitê Central da Frelimo disse que há membros infiltrados no seio do partido dos camaradas que tiveram uma ascensão exponencial a ponto de influenciar o líder do partido no poder a tomar decisões nunca antes tomadas.

“Hoje temos que repensar para que o partido se reinvente. Temos problemas sérios que são causados, em minha opinião, por ter membros que entraram no partido de maneiras não muito criteriosas. Isto já vem acontecendo de algum tempo para cá, não podemos culpar o Presidente Nyusi por esta situação, porque isso é o culminar de processos mal iniciados na entrada de membros e ascendência desses membros a posições que lhes colocam muito próximos do presidente e acabaram o levando para caminhos que nunca antes tivemos no partido”, afirmou Samora Machel Júnior, numa entrevista concedida a STV.

Samito observa que o actual Presidente da República, Filipe Nyusi, enfrentou vários obstáculos no início do seu ciclo de governação, enquanto os infiltrados iam aumentando a sua influência no seio da Frelimo.

“Tenho que dizer que o presidente Nyusi teve uma situação complicada logo no princípio, tivemos o caso das dúvidas ocultas que resvalaram na suspensão do apoio financeiro ao país, depois disso tivemos intempéries que fustigaram o país todo e tivemos a Covid-19, enquanto isso esses membros, que chamo de infiltrados, foram ascendendo a posições de relevo e influenciaram nos processos internos do partido”, desabafou.

Internautas encorajam Samito e já o chamam de futuro Presidente

A postura de Samora Machel Júnior foi ovacionada pelos internautas nas redes sociais que apontam que ele incorpora os ideais do primeiro Presidente de Moçambique, por sinal seu progenitor.

“Filho de peixe, peixinho é. Muito coerente e fiel às suas ideias. Bem haja camarada Machel, esperamos que o partido saiba capitalizar o seu potencial”, escreveu Júlio Muambal, para depois Joaquim Matavel instar Samito para não deixar o legado do pai morrer.

“Força Machel, o povo está contigo. O legado do teu não pode morrer”.

Pedro Tune elogiou a integridade e imparcialidade de Samito, referindo que “precisamos de dirigentes assim, transparentes e íntegros”.

No meio dos comentários há quem já olha para Samora Machel Júnior como o próximo inquilino da Ponta Vermelha. Se por um lado, Hermínia Sibinda escreveu “parabéns futuro presidente, nós te esperamos com todo respeito”, por outro, Titos Francisco disse “grande homem, próximo ano te queremos nas eleições presidenciais”.

Por sua vez, Eduardo Mussuco referiu que a Frelimo precisa se reinventar e voltar com nova dinâmica, de modo a voltar a ser um partido de massas.

“A gente conhece quem são e o papel que tiveram nestas eleições, mas o regime como todo está minado e precisa de uma purificação das fileiras como dizia Samora Machel. O povo está cansado do regime e deveria ter o bom senso de aceitar essa derrota e se reinventar e voltar com uma nova dinâmica e nova gestão, quiçá volte a ser um partido que move massas e os jovens em geral”, sublinhou.

Exit mobile version