Os terroristas, que desde Outubro de 2017 semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado, estão a intensificar o uso de explosivos artesanais naquele ponto do país, facto que preocupa sobremaneira a população.
De acordo com a Voz da América, no distrito de Muidumbe, os insurgentes usam bombas de fabrico caseiro para explodir viaturas e para posteriormente dos produtos para reforçar a sua logística.
Nas últimas duas semanas, ainda de acordo coma a fonte que temos vindo a citar, os terroristas armadilharam, com recurso a bombas artesanais, armadilharam viaturas na principal estrada que liga Mocímboa da Praia e Pemba.
Relativamente a este fenômeno, o analista Rui Mendes refere que os países devem estar em alerta máximo, uma vez que os terroristas podem usar as bombas de fabrico caseiro para perpetrar ataques bombistas nos centros urbanos.
“Neste momento a população e, sobretudo, os transportadores de mercadorias estão em pânico perante a este novo modus operandis dos grupos terroristas. Já presenciamos explosões com viaturas armadilhadas no médio oriente e, por isso, o país devem aumentar o nível de alerta no que respeita a segurança em Cabo Delgado e nos principais centros urbanos”, declarou Mendes.

Facebook Comments