O presidente da Renamo, Ossufo Momade, jurou de pés juntos que rejeita os resultados eleitorais anunciados pela Comissão Nacional de Eleições. Para repor a verdade eleitoral, Ossufo Momade garantiu que vai usar mecanismos internos e internacionais.
De acordo com os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições, a Renamo perdeu o estatuto do maior partido da oposição para o PODEMOS, partido que suportou a candidatura presidencial de Ossufo Momade.
Reagindo aos resultados tornados públicos por Dom Carlos Matsinhe, a Renamo, atravês, do seu presidente, Ossufo Momade, referiu que vai usar menanismos internos e internacionais para repor a verdade eleitoral.
“A Renamo está ciente da responsabilidade que tem neste país, por isso declaramos, aqui e agora, que não aceitamos os resultados e vamos usar todos os mecanismos internos e internacionais para que estas eleições sejam declaradas inexistentes e seja resposta a justiça eleitoral. Caso contrário, a RENAMO não se responsabiliza pelos possíveis eventos pós-eleitorais”, decalrou Ossufo Momade
Prosseguindo, Momade, que vincou que ainda eh lider da oposição em Moçambique, afirmou que os resultados centralizados representam um alteração da vontade popular.
Aliás, no entender do presidente da Renamo “estas não foram eleições. Foi um crime, um desrespeito e violação flagrante dos direitos fundamentais, como é o caso de enchimento nas urnas, infiltração de atas e editais falsos, manipulação dos resultados eleitorais, discrepâncias numéricas entre os editais distritais e as mesas de votos”.
De lembrar que, segundo a CNE, Danie Chapo venceu as eleicoes gerais com 70,67% seguido por Venancio Mondane com 20,32%. Ossufo Momade ficou na terceira posicao com 5,81%, enquanto Lutero Simango foi o quarto e ultimo canmdidao mais votado com 3,21% dos votos.

Facebook Comments