A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) veio a público desmentir a autoria da “Carta Aberta ao Povo Moçambicano”, atribuída falsamente à presidente do Conselho de Administração da organização, Graça Machel. A falsa carta circula nas redes sociais, especialmente pelo Whatsapp, desde terça-feira, 04 de Fevereiro.
Segundo a FDC, o documento recorreu à falsificação digital da assinatura eletrônica de Graça Machel para se fazer passar por uma comunicação oficial. “Trata-se de uma falsificação deliberada com o objectivo claro de manipular a opinião pública”, esclarece o comunicado.
A organização da sociedade civil condena a acção e alerta a sociedade sobre a crescente disseminação de informações falsas envolvendo o nome de Graça Machel. “A carta não é de sua autoria, nem teve qualquer participação na sua concepção”, afirma a FDC, destacando que o conteúdo é fruto de “pessoas de má-fé com objectivos políticos claros e inconfessáveis”.
A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade chama a atenção para a possibilidade de novas notícias falsas serem fabricadas. “Eventualmente, mais informações falsas poderão ser disseminadas, associando o nome da Sra. Graça Machel a indivíduos e movimentos de oposição ao Governo e ao partido no poder, Frelimo”, ressalta a nota.
Graça Machel é descrita no comunicado como “uma pessoa frontal, que não recorre a subterfúgios para manifestar o seu pensamento”. A FDC lembra ainda que, quando a líder decide se posicionar publicamente, utiliza “meios de informação credíveis e devidamente identificados”.
Por outro lado, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade reiterou o apelo aos cidadãos para reforçarem a vigilância contra a disseminação de desinformação nas redes sociais e solicita às instituições estatais que adoptem medidas práticas para combater e responsabilizar os autores das falsificações. (Luisa Muhambe)
Facebook Comments