Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, procedeu, esta terça-feira, (15) na sede do Parlamento, em Maputo a entrega de um cheque de 1.300 000 00, ao Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), um donativo dos deputados para aliviar o sofrimento dos afectados pelo Ciclone Jude.
Na ocasião, a PAR encorajou, o Governo e ao Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) para continuar a dar assistência às populações afectadas pelas calamidades naturais e a reconstruir as infra-estruturas destruídas.
Falando momentos após proceder a entrega de um donativo ao INGD, Talapa referiu que o Ciclone Jude destruiu casas, machambas, unidades hospitalares, estradas e pontes, postes de energia e salas de aula, entre outras infra-estruturas, tendo apelado a todos os moçambicanos para que continuem a prestar solidariedade, de modo a aliviar o sofrimento dos seus concidadãos.
Ainda em apoio das vítimas do Ciclone, a PAR anunciou a entrega as autoridades da Província de Cabo de Delgado de mais de 10 toneladas de produtos diversos os quais já estão com as vítimas, e, nesta quarta-feira serão entregues 40 toneladas também de produtos diversos as autoridades na Província de Nampula fruto da contribuição dos deputados da AR.
Por seu turno, a Presidente do INGD, Luísa Celma Meque, considerou o gesto de solidariedade dos parlamentares como uma ajuda que vai melhorar a capacidade interventiva do INGD, no que concerne as acções de resposta, através da disponibilização de bens alimentares e não alimentares.
“Queremos assegurar que nos próximos dias, o donativo recebido, será canalizado às famílias afectados pelo Ciclone Jude, no distrito de Mossuril e a eles transmitiremos palavras de conforto de solidariedade de” sublinhou Meque, acrescentando que “queremos por esta via, saudar a iniciativa dos deputados da Assembleia da República, por, mais uma vez reunir esforços num gesto de solidariedade para com as vítimas dos diferentes eventos estremos que ciclicamente vêm afectando o nosso país com mais frequência e intensidade”.
Refira-se que o Ciclone Jude causou perda de vidas humanas e afectou mais de 302 mil pessoas, nas províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Tete e Manica.

Facebook Comments