Apesar do ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, ter vindo ao terreno garantir que há combustível suficiente no Porto de Maputo para alimentar o mercado nacional nos próximos meses, no terreno a situação é outra. No grosso das bombas de abastecimento das Cidades de Maputo e Matola há escassez de gasolina.
Nos últimos dias, assiste-se um cenário, diga-se, caricato na Cidade e Província de Maputo, uma vez que os automobilistas são a obrigados a gastar o pouco de combustível que lhes resta no tanque para procurar uma bomba de abastecimento que ainda consegue fornecer gasolina.
As poucas “bombas”que detêm a gasolina registam fluência de automobilistas que temem o aumento de preços nos próximos dias devido à escassez.
Em sentido contrário, os motoristas dos carros movidos a gasóleo (diesel) vão aproveitando a disponibilidade deste derivado de petróleo para encher o seu tanque, uma vez que não sabem o que o dia de amanhã lhes reserva.
Este fenômeno acontece uma semana depois do ministro dos Recursos Minerais ter assegurado que, afinal, há combustível no País, contudo não está a chegar ao mercado porque os fornecedores estão a enfrentar dificuldades para obterem garantias nos bancos comerciais em moeda estrangeira.

Facebook Comments