Share this
A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, afirmou na manhã de hoje, 28 de Maio, durante a sua intervenção na Assembleia da República (AR), que as projecções económicas para o primeiro trimestre de 2025 indicam uma recuperação gradual da economia nacional.
“Para o primeiro trimestre do presente ano, as projecções indicam que a nossa economia irá registar uma recuperação gradual se comparada com o desempenho verificado no quarto trimestre de 2024 em que foi registada uma contracção de 4.9 % do Produto Interno Bruto, facto que ficou a dever-se ao impacto negativo das manifestações violentas pós-eleitorais”, disse Levi.
Segundo a ministra, a retoma económica está a ser impulsionada por um conjunto de medidas fiscais, não fiscais e monetárias implementadas pelo Governo. Entre estas, destaca-se a operacionalização do Fundo para a Recuperação Económica, com um valor superior a 300 milhões de meticais, bem como uma parceria com a Associação Moçambicana de Bancos para disponibilizar 10 mil milhões de meticais com taxa de juro bonificada, destinados a apoiar o sector privado.
“A facilitação do acesso ao crédito, especialmente para as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), visa acelerar a recuperação do tecido empresarial nacional, duramente afectado pelas destruições das manifestações,” afirmou a Primeira-Ministra.
Para além do apoio financeiro, Levi destacou avanços no ambiente de negócios, como a simplificação do sistema de pagamento de impostos, a redução da burocracia e dos custos de formalização empresarial.
“Por exemplo mais de 80 actividades não carecem de prévio licenciamento e vistoria, o que facilita o início de actividades económicas e a formalização das Micro, Pequenas e Médias Empresas, o que concorre para a criação de mais postos de trabalho e aumento da arrecadação de receitas para o Estado”, sublinhou.
De acordo com a ministra, as iniciativas anunciadas integram-se nos esforços do Executivo para promover a estabilidade económica, revitalizar o investimento privado e aumentar as receitas do Estado, num contexto de recuperação após instabilidade política e social.

Facebook Comments