Share this
A sessão de perguntas ao Governo realizada entre quarta e quinta-feira (28-29. 05) na Assembleia da República, em Maputo, ficou marcada por opiniões divergentes entre os partidos representados no Parlamento. Enquanto os partidos da oposição criticaram a falta de respostas concretas do Executivo, a bancada parlamentar da FRELIMO considerou que as respostas apresentadas foram satisfatórias e em linha com as expectativas dos moçambicanos.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), através do seu porta-voz, manifestou desagrado sobretudo em relação à situação dos transportes urbanos:
“Não estamos satisfeitos porque, falando principalmente da área do transporte, as medidas anunciadas pelo ministro dos Transportes não condizem com a realidade. Os moçambicanos continuarão a ser deixados à sua sorte, principalmente nas capitais como Maputo, onde circulam verdadeiras sucatas que não garantem segurança nem dignidade”, afirmou Judite Macuacua.
Na mesma linha, Arnaldo Chalaua, porta-voz da RENAMO, criticou duramente a abordagem do Governo no sector da indústria extractiva e educação: “O ponto da cadeia de valores se perde. Temos desemprego, fome, desnutrição crónica. A indústria extractiva devia agregar valor e melhorar a esperança de vida. Já no sector da educação, há mudanças constantes e erros repetidos que não ajudam no desenvolvimento humano”, declarou.
O partido PODEMOS também demonstrou profunda insatisfação. Ivandro Massingue, porta-voz da bancada, apontou falhas nas respostas do Governo a questões centrais.
“O ministro da Saúde não explicou a base legal para substituir o gesso por papelão. Também não houve respostas claras sobre a má qualidade das obras públicas e faltou um plano concreto do Ministério dos Transportes”, criticou.
Em contraste, a bancada da FRELIMO, através do seu deputado Dias Letela, avaliou positivamente a prestação do Governo: “Saímos satisfeitos. As respostas foram claras e cobriram áreas essenciais como saúde, educação e infra-estruturas. O Governo não só respondeu à FRELIMO, como também trouxe respostas às outras bancadas. Mostrou avanços nos primeiros seis meses, como a reconstrução de escolas e estradas”, afirmou.
Letela acrescentou ainda que o Governo apresentou perspectivas futuras e acolheu as recomendações dos deputados, demonstrando, segundo ele, uma postura aberta e comprometida com os desafios do país.
“Então, achamos nós que o Governo foi ao encontro daquilo que era a preocupação da bancada parlamentar da FRELIMO olhando para aquilo que foram as respostas aqui apresentadas”, concluiu Letela.

Facebook Comments