Share this
Moçambique e China reforçaram, recentemente, os laços de cooperação bilateral com novos compromissos nas áreas de infraestruturas e sede. Na reunião de alto nível entre a ministra dos negócios Estrangeiros, Maria Manuela Lucas, e o seu homologo chinês, Wen He, a reabilitação do da Estrada Nacional Número Um (EN1) esteve no topo da agenda.
O encontro entre os ministros dos negócios estrangeiros das duas nações surge numa altura em que Moçambique caminha a passos largos do 50º aniversário da proclamação da independência nacional e, sobretudo, do arranque das relações diplomáticas com a República Popular da China.
Durante a reunião de alto nível, Maria Manuela Lucas e Wen He discutiram a reabilitação da Estrada Nacional Número Um, concretamente, o troço entre Maputo e Gaza, tendo o projeto já sido submetido ao governo chinês.
Se por um lado, para além da reabilitação da principal estrada no País, os dois governantes discutiram uma iniciativa de interconectividade digital, com o objectivo de expandir o acesso às tecnologias de informação em várias regiões do país.
Por outro, relativamente ao sector de saúde, Moçambique e China acordaram o reforço da da cooperação incluirá a construção de um novo centro cirúrgico no Hospital Central de Maputo e a implementação de um centro de formação em saúde na província de Sofala, iniciativas que visam melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a formação de profissionais.

Facebook Comments