Share this
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, destacou esta quinta-feira (18) que a modernização das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) é uma prioridade estratégica para o país, abrangendo equipamentos, infra-estruturas, doutrina e maior profissionalização, para assim, melhor defender a pátria.
A declaração foi feita durante o lançamento oficial da Semana Comemorativa do Dia das Forças Armadas, que este ano assinala-se sob o lema “FADM, 61 anos servindo com honra, defendendo com coragem e unindo com patriotismo”.
Segundo Chume, as FADM entram numa nova fase marcada por “profundas transformações”, necessárias para garantir a prontidão das tropas perante os atuais e futuros desafios da defesa nacional. “A modernização das Forças Armadas é uma prioridade nacional. Estes pilares irão garantir a nossa prontidão no futuro”, afirmou.
O governante enalteceu o papel desempenhado pelas Forças Armadas ao longo da história, desde a luta de libertação nacional até ao actual combate ao terrorismo em Cabo Delgado, sublinhando que a instituição tem sido determinante para a preservação da soberania e da paz. Além da defesa militar, destacou ainda a actuação das FADM em situações de calamidades naturais, apoiando comunidades e salvando vidas.
Igualmente, dirigiu uma mensagem especial aos jovens militares destacados em diferentes teatros de operações, classificando-os como “heróis silenciosos da nação, garantes da integridade territorial, da liberdade, da paz e dos meios de desenvolvimento nacional”.
Para finalizar, Chume assegurou que , a Semana Comemorativa do 25 de Setembro, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, inclui várias actividades de reflexão, enaltecimento e partilha com a sociedade sobre o percurso, os valores e a missão das FADM.

Facebook Comments