Share this
O Banco de Moçambique assumiu que emitiu notas do Metical da Série de 2024 sem número de série, esclarecendo que os referidos meios de pagamento são genuínos, mas inadequados para circulação, e apelou aos cidadãos para que procedam à sua devolução junto das instituições bancárias.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, o banco central reagiu às informações que circulavam nas redes sociais sobre a alegada existência de notas falsas no mercado nacional, esclarecendo que, após testes de peritagem, foi confirmado que as notas em causa são verdadeiras, embora apresentem falhas técnicas, nomeadamente a ausência de numeração.
Apesar da irregularidade, a instituição garante que as notas mantêm curso legal e podem ser trocadas gratuitamente nos balcões das instituições de crédito autorizadas a operar no país.
No mesmo documento, o Banco de Moçambique apela aos cidadãos que tenham em sua posse notas do Metical sem número de série para que se dirijam a uma instituição bancária, onde poderão proceder à sua substituição, evitando a sua permanência em circulação.



Facebook Comments