Share this
Ministério da Saúde (MISAU) e a MPDC – Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, assinaram, esta quarta-feira (04.2), em Maputo, um Memorando de Entendimento com vista à implementação dos Postos Comunitários de Saúde Multiuso, uma iniciativa que visa reforçar a saúde comunitária em Moçambique, através do envolvimento do sector privado.
Falando na ocasião, o ministro da saúde Ussene Isse, afirmou que o Memorando visa construir um Moçambique mais saudável, com maior bem-estar da população e melhor acesso aos serviços de saúde.
O ministro explicou ainda que a cobertura do sistema nacional de saúde situa-se actualmente em cerca de 60 por cento, mas que, com o reforço do subsistema comunitário de saúde, poderá atingir até 95 por cento
Ussene sublinhou que o investimento nos cuidados de saúde comunitários permitirá reduzir complicações associadas às principais doenças que afectam o país, com destaque para as doenças crónicas e não transmissíveis, como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
O ministro destacou igualmente o papel dos Agentes Polivalentes de Saúde, informando que o país conta actualmente com cerca de 8.500 agentes, que constituem a primeira porta de contacto das comunidades com o sistema nacional de saúde, sobretudo nas zonas mais recônditas do país. Segundo explicou, “estes agentes permitirão a identificação precoce dos problemas de saúde, orientar, corrigir e evitar complicações futuras”.
O Memorando de Entendimento estabelece as bases de cooperação entre o MISAU e a MPDC para a divulgação e implementação dos Postos Comunitários de Saúde Multiuso, contribuindo para a melhoria do acesso aos cuidados básicos de saúde e para o fortalecimento da saúde comunitária em Moçambique.



Facebook Comments