Share this
Foi lançado esta quinta-feira, na XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos, em Maputo, o livro de estreia de Alfredo Bruno de Morais, “Do Mar para a Cozinha – Receitas da Gastronomia Moçambicana”, uma obra que celebra a autenticidade, o requinte e os sabores do mar e do litoral moçambicano.
Com 50 páginas, a obra foi apresentada pelo jornalista Omar Omardine, conta com prefácio da Chef Grace e incluiu a leitura de excertos e descrição de pratos na voz do poeta Nick de Rosário.
Natural da Zambézia e com 42 anos de idade, Alfredo Bruno de Morais é cozinheiro há cerca de 20 anos. Ao longo da sua carreira, trabalhou em várias províncias de Moçambique, incluindo Inhambane, Vilankulo e Zambézia, sobretudo em zonas turísticas. Actualmente, reside na África do Sul.
Segundo o autor, a iniciativa de escrever o livro surge da constatação de que há escassez de obras dedicadas à culinária moçambicana no mercado nacional.
“Alguns pratos estão em extinção. Há receitas que fazem parte da nossa identidade e que já não são confeccionadas como antigamente”, afirmou.
Como exemplo, destacou o bolo de sura, que, segundo explicou, tem vindo a ser substituído por versões feitas com produtos artificiais, como a manteiga, em detrimento da sura tradicional.
Na obra, o leitor poderá encontrar uma diversidade de pratos, desde frango à zambeziana, mucapata, congwe, Nhangana, camarão grelhado, lulas grelhadas, peixe-serra grelhado, chamussas, entre outros sabores típicos da gastronomia moçambicana.
Durante a apresentação, Omar Omardine destacou que o livro revela quatro dimensões da gastronomia: universalidade, transversalidade, eternidade e identidade cultural.
Para o jornalista, a obra “resgata a nossa identidade gastronómica e social e coloca-a ao serviço da humanidade”, ao mesmo tempo que estabelece pontes entre diferentes perspectivas, como a sociológica, antropológica e espiritual.



Facebook Comments